Como ganhar dinheiro com programação

COMO GANHAR DINHEIRO COM PROGRAMAÇÃO

Com o avanço da tecnologia, a área de programação se tornou uma das profissões mais cobiçadas e lucrativas na atualidade. Provavelmente você já ouviu falar sobre Inteligência Artificial, tecnologia 5G, Internet das Coisas… Pois bem, sem o trabalho de um bom programador, nada disso seria possível.

Você deve estar se perguntando: Dá para ganhar dinheiro como programador tendo pouca experiência? 

A resposta é SIM! É possível ganhar dinheiro como programador iniciante. Então, pode investir na programação. Lembre-se: Não importa se seu conhecimento é básico, intermediário ou avançado, sempre vai existir alguém precisando dele. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 ótimas soluções para você ganhar dinheiro com programação, mesmo que esteja iniciando na profissão. Confira!

1 – Criação de Aplicativos:

Os aplicativos chegaram para melhorar e simplificar nossa vida. Pense num aplicativo simples, usado na rotina diária como por exemplo, um aplicativo que registra todos os seus gastos mensais para prevenir surpresas na fatura do mês seguinte. Ou ainda, um aplicativo que gerencia as tarefas do seu trabalho auxiliando-o no planejamento e organização do dia a dia. 

Uma dica fundamental para desenvolver um aplicativo, é pensar em problemas que você enfrenta todos os dias e como um aplicativo poderia tornar essa tarefa mais fácil, porque da mesma forma que você, outras pessoas também têm esses problemas e buscam softwares para solucioná-los. Além disso, é importante destacar que você não precisa necessariamente ter uma ideia exclusiva e brilhante para começar a ganhar dinheiro. Você pode aprimorar ou recriar uma ideia, e ainda sim ser lucrativo.

Outra dica é que esses aplicativos sejam gratuitos para o usuário. Dessa forma, para começar a ganhar dinheiro, você precisará utilizar uma ferramenta chamada Google Adsense que é utilizada para incluir publicidade no seu aplicativo. Assim, toda vez que alguém usá-lo a Google irá disparar uma publicidade e você ganhará por cada uma delas. 

2 – Criação de Portal de Notícias:

Para os amantes de notícias há sempre um meio de trazer informação para seu público. E por que não fazer isso na internet? Se você nunca pensou em fazer uma renda extra com isso, saiba que está perdendo uma excelente oportunidade de ganhar muita grana. Você deve falar sobre coisas que gosta muito de fazer, pois já tem uma certa intimidade e isso vai te trazer autoridade para seu portal.

Você pode falar sobre futebol, política, tecnologia, enfim, fale do que você realmente gosta. É importante escolher uma área que se identifique, assim, você terá mais propriedade para abordar os temas e sentirá prazer em fazê-lo. E como monetizar isso?

A resposta é simples: Da mesma forma que se ganha com a criação de aplicativos. Você também utilizará a Google Adsense e através dela, poderá adicionar publicidades em alguns locais no seu portal. Assim, quando as pessoas chegarem lá, as notícias serão exibidas e ganhará dinheiro a cada propaganda assistida.

Outra alternativa é criar espaço para banners e fechar parcerias com empresas da sua região mesmo, assim as empresas colocarão sua publicidade ali e você poderá cobrar um valor por isso.

3 – Criação de Websites para empresas:

Durante o período de pandemia muitas empresas se depararam com a necessidade de se reinventarem, e perceberam que se não fizessem nada para entrar nesse universo digital, poderiam levar a empresa à falência.

A ideia de se adaptar a essa realidade deu tão certo em alguns casos, que muitas empresas migraram 100% do seu negócio para o digital, tendo lucros que seriam quase impossíveis para uma loja física. 

Com isso, os serviços de criação de websites nunca foram tão necessários e lucrativos. Se está iniciando na profissão, você pode começar oferecendo esse serviço para pequenas empresas da região em que você mora. Realize uma rápida pesquisa de mercado com empresas dos diversos ramos. Mantenha o foco principalmente nas empresas pequenas, porque parte delas ainda não estão na internet e como você está iniciando na área, se sentirá mais seguro para executar serviços menores.

Você pode encontrar dificuldades nos seus primeiros trabalhos, por isso, busque alternativas simples. Utilize ferramentas que vão facilitar o desenvolvimento do seu projeto, como por exemplo o WordPress, ou mesmo o Wix. Além de criar de forma mais rápida, você conseguirá oferecer um valor mais acessível para seus clientes.

4 – Criação de sistemas por assinatura:

Esse método consiste na ideia de vender um produto ou serviço e receber o valor por vários meses. Você é quem determina se o pagamento será semanal, mensal ou anual. Assim, seus clientes terão seus acessos conforme a frequência escolhida.

Configurar um sistema de assinatura é comprovadamente uma das formas mais lucrativas de negócio. Vender um produto ou serviço na internet com pagamento prolongado é sem dúvidas, uma das principais maneiras de fidelizar clientes a longo prazo.

São inúmeras ideias lucrativas que você pode aplicar nesse negócio e a escolha deve ser feita de acordo com o seu conhecimento na área. Você escolhe o formato que deseja usar, seja vídeos, áudios, PDF, etc. e a partir daí pode criar Sistemas de criação de planos de negócios, de Gerenciamento de tempo, Perda de peso, Cuidados com seu Pet, e assim por diante. Deixe a criatividade fluir e fique de olho na necessidade do mercado.

5 – Atuação como Freelancer:

Quando se fala em trabalho autônomo, os trabalhos de TI (Tecnologia da Informação) se encontram no ranking como os mais procurados. Você quem deve estabelecer um valor por cada serviço que realiza levando em consideração o grau de dificuldade ou o tempo dedicado ao serviço.

Se você é um programador competente que sabe vender seu trabalho, se dará muito bem atuando como freelancer. Existem várias plataformas que você pode se cadastrar e começar alguns trabalhos agora mesmo:

Lembre-se de aceitar somente os trabalhos que sejam compatíveis com a experiência que você possui. Isso é importante para se entregar um trabalho de qualidade. À medida com que for ganhando experiência e habilidades, você terá mais segurança de aceitar trabalhos de maior complexibilidade.

E se eu for apenas um iniciante na programação?

É possível ver que existem várias formas de você ganhar dinheiro, mesmo sendo um programador iniciante. A única coisa que diferencia um programador que ganha dinheiro para um programador que não ganha é a iniciativa de fazer acontecer.

Então, dê o primeiro passo e nunca pare de estudar. Procure ficar cada vez mais especialista, porque quanto mais especialista você é, mais você consegue cobrar pelo seu serviço, porque você vai conseguir mostrar muito mais qualidade naquilo que você entrega. E se você não entende nada de programação ainda, existem muitos conteúdos gratuitos na internet onde você aprende tudo do zero.

Agora que você já está pronto para entrar nesse negócio é hora de soltar a criatividade e dar os primeiros passos. Nós da Opção Contabilidade preparamos nossa equipe para auxiliá-lo nesse processo inicial, então, conte conosco!

Deixe um comentário

Navegação

Opção Contabilidade © Todos os direitos reservados

Acesse a nossa Política de Privacidade