Ao refletir sobre empreender, fiquei a pensar o quão “maluco” é ser empreendedor. Essa legião de sonhadores espalhados por esse “hospício” que costumam chamar de mundo, que lutam para sobreviver todos os dias no oceano de incertezas.
Loucos que gastam dinheiro, esforço e tempo esperando que alguém pague por isso. Loucos que dão oportunidades para que várias famílias saiam da extrema pobreza e, ao mesmo tempo, levam o sustento para seus lares.
São esses loucos incansáveis, que transformam, inventam, reinventam, que não dormem, não cansam, que inovam e que movem o país.
Loucos que terminam o dia na esperança que o dia seguinte vai ser melhor. Então, que loucura! Nem sabem se o dia seguinte vai existir, mas decidiram ter persistência e lutar por seu negócio.
Lembra quando você falava com seu professor que não tinha hora para fazer a lição e ele respondia: O que você faz da meia-noite às seis? Pois é, essas pessoas dedicadas que a gente chama de loucas fazem isso: trabalham enquanto todos estão descansando e não desistem fácil dos seus objetivos.
Então, empreender é ter persistência!
A frase parece até clichê e ultrapassada, mas em meio a essas noites sem dormir, despertam ideias fantásticas. Ideias que a gente pensa “será que dá certo?” e, então, rapidamente a gente vê acontecendo, pois surgiram nas pessoas certas. A diferença de quem pensa e quem faz é exatamente essa: coragem de arriscar!
A princípio, podemos destacar uma personalidade que surpreendeu com sua determinação. Provavelmente, você conhece Walt Disney. Um jovem talentoso, que não tinha apoio dos pais para seguir seu lado artístico e muito menos para empreender. Aos 20 anos abriu sua própria companhia cinematográfica, que faliu tempos depois, devendo 15 mil dólares a 43 credores.
Porém, diante da sua persistência, Walt Disney teve a brilhante ideia de criar um personagem extraordinário: um rato com roupa e que também falava. Você deve conhecer o famoso Mickey Mouse.
Qualquer pessoa em seu estado normal pensaria “cara louco!”, como pode achar que um animal, que causa nojo em muitas pessoas, poderia fazer sucesso? Era o que muitos questionavam quando ele falava de seu personagem com os olhos brilhando.
O resultado de uma “loucura” empreendedora
Contudo, sua criação lhe rendeu mais de 1,1 bilhão de dólares e sua empresa já chegou a ser avaliada em US$ 186,6 bilhões (Dados de 2020). Além disso, Disney ganhou 32 Oscars.
Então, parece mesmo loucura pensar que em qualquer lugar do mundo exista um ser assim, ou que ele vive dentro de cada pessoa. Alguns arriscam, outros preferem viver na estabilidade, mas uma coisa eu te falo: de empreendedor e louco todo mundo tem um pouco.
Pode parecer mesmo que tudo isso são palavras jogadas ao vento, mas loucura é pensar que alguma coisa vai cair do céu. Do céu cai chuva, e nem é todo dia! Você ainda tem a opção de trabalhar a vida inteira pra alguém e esperar ter sucesso na estratégia dele, fica aí a sua decisão! Por fim, se me pedisse para definir Empreendedor eu uma palavra, eu não teria descrição melhor que “Louco”!
E se você ainda não é empreendedor e sonha em ter seu próprio negócio, preparamos nossa equipe para ajudá-lo nesse processo. A Opção Contabilidade apoia os negócios, os sonhos e os objetivos de cada cliente. Se você já é empreendedor e precisa de suporte para seu negócio, também será um prazer contribuir com a sua conquista, então fale com a gente! Aproveite e siga nosso instagram para acompanhar as novidades.