A nota fiscal é um documento muito importante para o negócio. Portanto, você que é empreendedor, precisa saber a necessidade que uma empresa tem em emitir esse documento. Elas são usadas para validar as suas vendas, sejam de produtos ou de serviços.
A NF-e (Nota fiscal eletrônica) veio para facilitar a vida dos empreendedores. Os processos manuais não são mais necessários, tudo é feito pela internet, assim como o envio das mesmas. Imagina se você precisasse entregar as notas em papel para cada um dos seus clientes? Daria um trabalhão!
Existem vários tipos de Nota Fiscal Eletrônica. Por isso, vamos te explicar um pouco mais sobre isso!
Tipos de Nota Fiscal
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica): Esse tipo é utilizado para prestação de serviço de qualquer natureza, como os produtores que vendem cursos on-line.
- NFC-e: (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica): Esse modelo surgiu para substituir o cupom fiscal, sendo usada pelo comércio varejista ao consumidor final.
- CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). A CT-e é um modelo usado pelas empresas de transporte e de frete.
- Nota Fiscal de Importação e Exportação: Esse tipo de Nota fiscal, como o próprio nome já diz, é utilizado pelas empresas que vendem mercadorias para outros países.
Por que elas precisam ser emitidas?
Toda a tributação dos impostos de uma empresa começa pela emissão das Notas Fiscais. O contador saberá qual foi a sua receita bruta através das NFs. Dessa forma, ele poderá calcular o imposto da forma correta. Contudo, a falta de emissão desse documento faz com que os valores financeiros, aqueles que constam nas declarações e são enviadas ao Governo, sejam conflitantes. Diante disso, a empresa paga um valor de imposto menor do que seria devido.
Fazer venda e não emitir nota é caracterizado como sonegação fiscal. Isso é considerado uma prática ilegal que, quando feita, gera problemas com o Fisco. O Fisco é a autoridade do país que controla os pagamentos de toda a legislação tributária. Algumas vezes, essa prática é cometida por pessoas que não possuem a informação necessária e acabam se esquecendo de se atualizar sobre um assunto tão importante como esse. Então, fique sempre atento às mudanças do sistema tributário brasileiro. Se você ainda não possui o auxílio necessário, entre em contato com a gente. Temos um forte time de especialistas que são autoridades nesse assunto!
Como emitir uma nota fiscal?
- A princípio, você precisará saber qual tipo de nota fiscal você irá emitir. Como citamos acima, existem vários tipos.
- Será preciso obter um certificado digital. Trata-se de um dispositivo de assinatura eletrônica que facilita as transações virtuais, garantindo proteção aos usuários.
- Credenciar a empresa na Secretaria da Fazenda: todas as empresas que precisarem emitir notas fiscais, devem solicitar esse credenciamento.
Portanto, com esse passo a passo finalizado e com a ajuda do seu contador, você já estará preparado para emitir as suas notas fiscais!
Quais seriam os benefícios da NF-e?
- Diminuição de custo com impressão e envio das notas, como eram feitos antigamente;
- Praticidade na armazenagem dos documentos fiscais, que podem ser feitos através do seu computador;
- Otimização do tempo, já que tudo é feito pela rede;
- Aumento da segurança dos dados:
- Diminuição da chance de erros. Quando feito à mão, a possibilidade de falha é muito maior.
A emissão correta da nota fiscal irá evitar uma dor de cabeça que você poderia ter, caso não emita as notas ou faça isso de forma errada. Além disso, quando o cliente recebe as notas fiscais, você garante que seu negócio é seguro. Isso aumenta a confiabilidade em seus clientes.
Por isso, fique atento às nossas dicas. Nós, da Opção Contabilidade, estamos sempre disponíveis para te auxiliar em tudo o que você precisar. Queremos que o seu negócio cresça, junto conosco!
Escrito por Letícia Reis