O E-commerce nada mais é que um comércio eletrônico. No Brasil, surgiu em 1996, mas sabemos que ainda é um mercado novo, com muitas oportunidades para quem deseja investir. Diferente da loja física, onde os produtos são expostos em vitrines, no E-Commerce, os produtos são anunciados de forma virtual, em páginas na internet.
Estamos na era da tecnologia. A maioria das pessoas possuem pelo menos um aparelho eletrônico, seja um smartphone, tablet ou notebook. Então, por que não aproveitar essa oportunidade?
Contudo, é indispensável uma boa estratégia de marketing, que chame a atenção dos consumidores, que divulgue sua marca e faça com que você tenha seu produto ofertado a mais pessoas. Isso irá aumentar as suas possibilidades de vendas.
Porém, se você ainda está indeciso sobre investir no E-commerce, continue lendo que eu vamos te mostrar algumas vantagens!
Vantagens do E-commerce
- Flexibilidade: Você poderá trabalhar o horário que quiser e onde quiser. Não existe hora certa para abrir ou fechar e não tem a necessidade de um local próprio, como nas lojas físicas. Sua loja pode estar aberta 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Basta ter um dispositivo com internet onde você poderá controlar tudo, a todo instante. E isso facilitará a vida do cliente que não tem tempo de ir à uma loja presencial.
- Baixo Investimento: Uma grande vantagem é que, por ser uma loja on-line, não será necessário gastos com aluguel, mobília, transporte e etc. Além disso, não precisará ter uma folha de pagamento extensa. Para manter o funcionamento do seu negócio, basicamente, você terá gastos com a mensalidade da sua plataforma de vendas, as taxas de intermediadores de pagamento e com as campanhas de marketing.
- Diversidade no Marketing Digital: Para atrair o público-alvo, as lojas virtuais podem fazer a sua divulgação em em sites próprios, em blogs, e-mails e redes sociais. Dessa forma, a sua loja será encontrada com mais facilidade e isso irá fortalecer sua marca, resultando em muitas vendas.
- Comodidade ao cliente: Umas das melhores vantagens para o consumidor é: comprar sem sair de casa, sem precisar enfrentar filas para fazer pagamento ou filas em estacionamentos. Portanto, é um grande diferencial que os seus clientes com certeza irão levar em consideração.
- Análise da concorrência: Como todo tipo de negócio, o E-commerce não fica livre dos competidores. Não pense como uma desvantagem, pelo contrário, encare isso como uma oportunidade. Você poderá ver tudo que eles fazem através dos sites deles, tornando essa análise muito prática na hora de tomar as decisões sobre o que pode melhorar.
- Poder de Alcance: Com a loja virtual, você irá alcançar muito mais clientes, dentro e fora do país. Você não precisa ficar limitado à sua cidade. As pessoas que já utilizam a internet vão encontrar seus produtos facilmente, de acordo com o público-alvo escolhido.
- Mídias sociais: Um bom E-commerce precisa ter uma interação com as mídias sociais. Por isso, manter uma relação com o seu público através das redes é uma forma de aumentar a confiabilidade e a segurança. Infelizmente, há muitas pessoas mal-intencionadas que dão golpes. Então, esse relacionamento com o consumidor será fundamental para que possam ter confiança e queiram comprar na sua loja virtual.
São muitas as estratégias e técnicas que você poderá usar, de acordo com a sua necessidade. Portanto, saiba que os consumidores estão cada vez mais se adaptando a esses novos costumes e aproveitando a facilidade de comprar pela internet. Por isso, não fique de fora dessa evolução.
Nós preparamos esse conteúdo para explicar e te motivar em seu negócio. Abra sua empresa de E-Commerce e aproveite nossas dicas!
Escrito por Letícia Reis