Já ouviu falar sobre Valuation?
Você sabe quanto vale a sua empresa? Esta é uma pergunta que pode surgir em vários momentos na vida do empresário. Como por exemplo, na hora de buscar investidores para a empresa, na oportunidade de vender o seu negócio ou quando um sócio quer comprar as cotas de outro.
Portanto, como eu faço para saber o valor da minha empresa? Calma! É isto que veremos neste artigo. A Opção trouxe um conteúdo explicativo que irá tirar as suas dúvidas. Contudo, o que já posso adiantar é que existe um processo que auxilia os empresários a estimar o valor da sua empresa, cujo nome é Valuation.
Então, o que é Valuation?
“Valuation”, que em português significa “Avaliação de Empresas”, é o processo que consiste em estimar quanto uma empresa vale ou qual o preço mais provável de venda daquele negócio em um determinado momento.
Mesmo que o modelo utilizado para esta avaliação seja quantitativo, ele envolve algumas doses de subjetividade na definição de premissas e fontes de dados. Sendo assim, a segurança do resultado apresentado depende da percepção do mercado e das decisões de quem lidera a empresa.
Por isso, uma empresa que está no seu início, enfrenta dificuldades para calcular seu valuation. Isto se dá pela falta de históricos numéricos e por ter um produto ou serviço ainda não consolidado no mercado.
Portanto, valuation não é apenas um processo de avaliação financeira, mas também uma percepção de mercado. Por isso, não há exatidão no cálculo.
Qual a importância do Valuation na minha empresa?
São muitos os benefícios de utilizar esta ferramenta como análise do seu negócio. Alguns deles são:
- Identificar os aspectos que valorizam o negócio;
- Entender os pontos que fazem a empresa valer menos;
- Saber o montante que pode ser investido;
- Entender o crescimento da sua empresa ao longo do tempo;
- Negociar a participação societária, de forma justa.
Saber o valor da empresa no mercado, lhe permite se planejar para o futuro, identificando quais são as melhores oportunidades para agregar valor ao seu negócio.
Como fazer o valuation de uma empresa? Uma empresa pode ser avaliada em diversos momentos e por motivos diferentes, sejam eles: para fins contábeis, depois de uma transação realizada, aquisição, no caso em que os bens precisarem ser divididos ou resultante de processos judiciais, por exemplo.
A realização do valuation de uma empresa pode ser feito de três formas:
- Pela Renda (Fluxo de Caixa descontado)
- Pelo Mercado (Múltiplos ou cotação)
- Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil).
Vejamos cada uma das três abordagens:
Fluxo de Caixa Descontado
Este é o método mais conhecido de avaliação de empresas. Isto se dá, pois possui maior exatidão em comparação com os outros métodos. Por outro lado, pode ser também a forma mais complexa de avaliação, caso a empresa não esteja com as suas contas registradas no fluxo de caixa.
Com este método de avaliação, o valuation de uma empresa é feito trazendo a valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros. O cerne por detrás do método do fluxo de caixa descontado é que a empresa vale o que ela é capaz de gerar para os seus sócios no futuro.
Atenção: 4 passos são importantes para calcular o valor de uma empresa usando este método, são eles:
- Calcule o fluxo de caixa histórico;
- Verifique e projete o fluxo de caixa;
- Verifique e calcule a taxa de desconto;
- Calcule o valor presente do Fluxo de Caixa Projetado.
Lembrando que é indispensável que a empresa que se utilizar deste método esteja com o seu fluxo de caixa organizado.
Múltiplos de Mercado
Este é um outro método que pode ser utilizado na avaliação de uma empresa, mesmo não sendo o método de cálculo mais exato, pois, ele não considera as especificidades da empresa avaliada.
A lógica por detrás deste método é que os negócios do mesmo segmento, com taxas de crescimento que podem ser comparadas, em tese, podem ser vendidas por um valor similar. Mas, é claro, sempre e quando as condições do mercado não tenham mudado de forma considerável e excluída as particularidades entre investidor e a empresa adquirida.
Para calcular o valuation de uma empresa por este método, é preciso comparar alguns indicadores, os principais deles são os indicadores chamados múltiplos. Portanto, é preciso uma atenção especial aos múltiplos de:
- Lucro;
- Faturamento;
- Valor patrimonial;
- Receita.
Os múltiplos podem variar de acordo com a localização da empresa e o setor, além de outros fatores.
Valor de Liquidação ou Valor Contábil
Existe ainda uma terceira forma de calcular o valor de uma empresa, que é através do método de liquidação ou valor contábil, também conhecido como método do Valor Patrimonial.
Este método consiste em calcular o valor dos ativos tangíveis e intangíveis que a empresa possui, subtraindo os seus passivos. Assim, é obtido o valor patrimonial da empresa.
ATIVOS – PASSIVOS = VALOR PATRIMONIAL
No caso das empresas em dificuldades financeiras, o cálculo do valuation sendo feito pelos métodos anteriores, será inferior ao seu patrimônio contábil ou ao seu valor de liquidação. Nestes casos, utiliza-se deste método para avaliação e o valor resultante deverá ser considerado.
Conclusão:
Me diz aí, você aprendeu o que é valuation?
Já sabe quanto de fato vale a sua empresa?
Por fim, como vimos durante o artigo, para se chegar ao valor real de uma empresa, é bem mais complexo do que imaginamos, pois muitas variáveis estão em jogo. No entanto, é importante que você como empresário, saiba o quanto vale o seu negócio na percepção do mercado. Isto te ajudará nas tomadas de decisão futuras e no crescimento do seu negócio no longo prazo.
Além disso, precisamos reforçar que nossa equipe sempre está inserindo diversos assuntos em nosso blog e redes sociais. Por isso, nos acompanhe e fique por dentro de todas as novidades no mundo dos negócios!
Escrito por Efraim Abner