Terceirização de Serviços: quando vale a pena?

Terceirizar serviços para a minha empresa, vale a pena ou não? Essa é uma dúvida que muitos gestores têm. Um dos principais fatores que levam a empresa a escolher a terceirização de serviços é a possibilidade de ter profissionais muito mais capacitados para desenvolver uma determinada atividade, com custos menores. 

Além de otimizar processos, as empresas investem em serviços terceirizados com o objetivo de focar apenas em suas atividades principais. Mas será que realmente compensa aplicar esse modelo na sua companhia?

Após a Reforma Trabalhista, a contratação de mão de obra terceirizada ficou ainda mais acessível. Isso porque houve a regulamentação de prestação de serviços temporários, fazendo com que empresas que precisam de uma mão de obra maior em períodos sazonais, se beneficiem desse recurso. Um exemplo clássico é de comércios que normalmente precisam de uma equipe maior no final de ano ou um hotel que tem uma contratação maior em alta temporada. 

Contudo, antes da reforma trabalhista, atividades como segurança e vigilância, limpeza e contabilidade já eram bastante usadas. Essas atividades não pertenciam ao core business do negócio, ou seja, não se tratava da atividade principal do negócio.

Depois da Reforma, qualquer atividade da empresa pode ser terceirizada. Isso inclui as atividades principais para o andamento do negócio, também chamada de atividades-fim, onde antes não era possível utilizar esse formato.

Mas e então, quando saber se vale ou não a pena utilizar esse recurso?

A princípio, é importante fazer uma análise comparativa entre o custo da mão de obra terceirizada e os custos da mão de obra interna. De uma forma geral, tem-se a percepção que contratar serviços de terceiros é economicamente mais vantajoso para a empresa, pois elimina gastos com treinamentos, encargos trabalhistas, uniformes, demissões e etc. 

No entanto, para que uma equipe chegue pronta até você, com profissionais qualificados, a contratante precisará investir nesses colaboradores, agregando valor no custo final que será pago pela empresa.

Além disso, a empresa precisa levar em consideração a capacidade de realizar o serviço que deseja contratar e se possui infraestrutura para a realização da tarefa. E se não tiver a infraestrutura, o que será preciso? Em quanto tempo terá o retorno do capital investido? 

Então, vale a pena a terceirização de serviços?

Diante dessa análise, você poderá se surpreender e ao invés de ir pelo caminho mais fácil e terceirizar o serviço, a longo prazo a empresa poderá ter mais economia se estruturando para realizar a atividade internamente.

Antes de contratar esses serviços, você também vai precisar se atentar aos riscos que estão envolvidos nesse processo. Muitos gestores imaginam que, ao contratar serviços terceirizados, estarão isentos dos riscos envolvidos na contratação dos funcionários. No entanto, quando você é contratante de um serviço, você também tem responsabilidades atribuídas.

Supondo que a empresa contratada negligencie os direitos do empregador ou deixe de pagar as verbas. Diante disso, você também poderá ser responsabilizado em eventuais processos. Portanto, isso irá resultar em custos e contratempos muito maiores do que simplesmente contratar funcionários.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, consulte seu contador de confiança. Ele vai te ajudar a visualizar como essa mudança vai impactar seu negócio e se vale a pena seguir em frente.

Também fique atento ao assinar ou redigir um contrato para esse tipo de serviço. Siga tudo o que foi acordado, respeitando a quantidade de colaboradores designados e a função que cada um vai exercer.

Decidir o momento certo de investir em mão de obra terceirizada ou manter uma equipe interna não é uma tarefa fácil. Logo, a melhor forma de fazê-lo é desenvolver um planejamento a longo prazo. Assim, você poderá se organizar considerando os custos em ambos os casos e se a empresa dispõe de instalações, caso opte em desenvolver a atividade por conta própria. 

Agora que você sabe como terceirizar serviços e quais são suas vantagens e riscos, você já pode criar seu planejamento e ver qual modalidade é mais vantajosa para o seu negócio. E se já escolheu, mas não sabe como efetuar as contratações, fique tranquilo. Basta acionar nossa equipe, pois estamos preparados para sanar suas dúvidas!

Deixe um comentário

Navegação

Opção Contabilidade © Todos os direitos reservados

Acesse a nossa Política de Privacidade