Se você deseja abrir uma empresa, mas se encontra com o nome sujo, este artigo poderá te ajudar. É possível abrir uma empresa com nome sujo? Essa é uma dúvida muito comum para diversos profissionais que querem empreender. No momento em que uma pessoa está com o “nome sujo” (como é geralmente conhecido, se por algum motivo ela deixou de pagar alguma conta, boleto, fatura ou crediário e seu nome foi encaminhado para o Serasa Experian ou ao Serviço de Proteção ao Crédito – SPC), seu CPF fica com alguma restrição, como impedido de conseguir crédito.
Por outro lado, os casos do CPF irregular acontecem quando existe alguma pendência com a Receita Federal, normalmente isso acontece por falta de entrega da declaração de imposto de renda. Contudo, para ajudar a esclarecer as suas dúvidas, basta continuar acompanhando esse artigo até o final.
Nome sujo e CPF irregular são a mesma coisa?
Não. Embora ambos possuam restrições na Pessoa Física, o CPF irregular provoca problemas mais sérios, incluindo o impedimento de atuar em concursos públicos e de abrir uma empresa.
Ter o nome sujo acontece por ausência de pagamento, o que afeta no seu histórico como pagador. Dessa forma, outras empresas conseguem ter essas informações para que possam se proteger financeiramente e, assim, impedir a liberação de crédito e empréstimos.
Agora, o CPF irregular inclui o descumprimento de leis relativas ao governo, como a omissão da Declaração do Imposto de Renda e possuir o título de eleitor irregular, envolvendo assim a Receita Federal.
Contudo, é possível estar com o nome “limpo” e ter CPF irregular visto que cada situação é causada por condutas diferentes. Portanto, de qualquer modo, as pessoas que possuem alguma restrição em seu CPF podem se deparar com obstáculos na hora de abrir a empresa.
Contudo, para não ter esse tipo de contratempo, é fundamental a regularização da sua situação cadastral junto à Receita Federal o quanto antes. Assim, você evita limitação em sua empresa.
Como descobrir se o nome está sujo e se o CPF está irregular?
Caso você queira verificar se está com seu nome sujo, realize uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito. Dentre eles, os mais conhecidos são Serasa Experian, Boa Vista (SCPC) e o SPC Brasil, neles você consegue identificar a pontuação do seu score, e seu histórico como pagador.
Na hipótese do CPF irregular, a consulta é realizada direto no site da Recita Federal. Onde você vai acessar e preencher os dados solicitados, que são o número do CPF e a data de nascimento, no comprovante vai constar a sua situação cadastral (Regular ou Irregular) perante aos órgãos federais.
Com nome sujo posso abrir uma empresa?
A princípio, sim, é possível. Uma pessoa com o nome sujo é capaz de abrir empresa normalmente e não existe nenhuma restrição legal em relação a isso, uma vez que esteja regular com a Receita Federal.
Caso você tenha o nome sujo ou alguma pendência com a Receita Federal e queira abrir a sua empresa, conte com a ajuda de um profissional contábil para te ajudar a resolver esse problema.
Por outro lado, se você tem uma pendência com a Receita Federal, podemos te ajudar a identificá-la realizando um levantamento sobre a sua situação cadastral e, assim, regularizar conforme a exigência dos órgãos federais.
Em casos de possuir pendência financeira, ela não impede a abertura de sua empresa, mas é ideal que você regularize a sua situação financeira, para que a empresa não tenha problemas futuros. Caso precise de auxílio para isso, entre em contato conosco, basta clicar aqui.
Além disso, você pode contar com o nosso apoio para cuidar de todo o processo de abertura de sua empresa e te auxiliar na gestão do seu negócio.
Nome sujo pode prejudicar a empresa?
Como já dito anteriormente é possível abrir uma empresa, mesmo tendo o nome sujo. Entretanto, a restrição no CPF pode complicar a sua situação na hora de adquirir um crédito para investir na empresa. Além disso, vai depender também o tipo da empresa e a sua natureza jurídica, o que afeta na divisão entre patrimônio da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física.
Quando o nome é inserido ao serasa por falta de pagamento, automaticamente o seu score diminui. Essa pontuação usada no sistema de proteção ao crédito, quanto mais baixa, mais difícil fica para conseguir crédito.
No entanto, você conseguirá normalmente abrir uma conta bancária, mas seu acesso será limitado, incluindo apenas o pacote básico de uma conta. Não sendo disponibilizado acesso a crédito e nem financiamento.
Por isso, antes de abrir a sua empresa, é fundamental que você regularize a sua situação, eliminando todas as restrições de seu CPF. Só assim será possível conseguir crédito ou até mesmo um financiamento para investir no seu negócio e ter uma boa saúde financeira.
Dívidas da empresa podem sujar o nome da pessoa física?
Ter um CNPJ sujo ou uma linha de crédito ruim na sua empresa, em algumas situações, pode até acabar dificultando a situação do proprietário em conseguir crédito em seu nome.
Isso ocorre porque, ao abrir uma empresa, o seu CPF é responsável pelo CNPJ. Por isso, existe uma relação entre os dois, mas vale ressaltar que a pessoa física e a pessoa jurídica possuem responsabilidades e características diferentes.
Sabemos que um CNPJ com dívidas pode prejudicar a pessoa física responsável pela empresa, pois, as instituições conseguem fazer um cruzamento de dados entre o CPF e o CNPJ. Dessa forma, é possível identificar que a sua empresa possui dívidas e está com CNPJ incluso nos órgãos de proteção ao crédito.
Sendo assim, mesmo com o CPF regular as instituições podem tomar as decisões que quiserem perante as informações obtidas.
Por fim, dívidas obtidas no CNPJ não afetam o CPF do responsável da empresa, contudo, as instituições financeiras, os sócios e os investidores não veem a inadimplência com bons olhos. Então, isso pode prejudicar a pessoa física. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade para resolver a sua situação cadastral ou da sua empresa, entre em contato conosco. Temos profissionais qualificados e prontos para te ajudar a alcançar o sucesso do seu negócio. Clique aqui!