Os 3 E’s: Eficiência, Eficácia e Efetividade

Você sabe o que são os três E’s e qual é a importância deles para o bom funcionamento do seu negócio? Se você ainda não está por dentro deste assunto, então, preste muita atenção ao artigo de hoje! Você irá entender o que são e como podem ser aplicados em seu negócio!

A princípio, os nomes são conhecidos, você já deve até ter ouvido falar sobre eles, mas nem sempre são compreendidos da maneira correta. A Contabilidade Opção preparou este conteúdo para te ajudar a alavancar o seu negócio. Confira nosso post para ficar por dentro desse assunto! 

O que são os três Es?

  • Eficiência é fazer as coisas da forma mais adequada, utilizando apenas dos recursos disponíveis, sem gerar novos gastos, garantindo menos desperdícios.
  • Eficácia é apresentar o trabalho da melhor forma possível, utilizando de todos os recursos, objetivando um bom desempenho nas tarefas.
  • Efetividade é ter a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Fazendo com que os custos sejam reduzidos, mas que obtenha o melhor resultado possível no final.

Como aplicar na prática?

Agora que você já sabe o que são os três Es, vamos te explicar como transforma-los esses indicadores na prática.

Indicadores são métricas que podem ser calculadas pelas empresas através da avaliação de desempenho. Ou seja, se trata de um guia seguro para análises profundas, mostrando aos empresários se as metas que foram estabelecidas estão sendo alcançadas.

Com o indicador de Eficiência é possível verificar se sua empresa está realizando as suas operações com o menor custo possível, mas com uma boa qualidade. Por exemplo, você poderá saber as horas que estão sendo gastas para produzir determinado produto e a quantidade de dinheiro que é utilizado para executá-lo. Dessa forma, se for o caso, pode fazer as mudanças necessárias para a diminuição dos custos, sem alterar a qualidade do seu produto ou serviço.

O indicador de Eficácia está relacionado com os resultados. O foco principal é a realização e a qualidade, não os gastos da operação, estando ligado diretamente à satisfação dos clientes. Como exemplo, podemos citar a porcentagem de reclamação e satisfação dos clientes, confiança e o desempenho do produto.

Já o indicador de Efetividade, é a união da eficiência com a eficácia. Diante disso, é possível apontar se os objetivos foram alcançados, assim, percebemos bons resultados, com redução dos gastos e aumento dos lucros.

Esses indicadores possuem uma função importante na qualidade do seu negócio. Através deles, você conseguirá fazer o monitoramento dos resultados da sua equipe. Esse monitoramento irá te ajudar nas tomadas de decisões, também, mostrará através das métricas o que precisa ser alterado. Por isso, eles são peças fundamentais para obter bons resultados na sua empresa.

Os três E’s na sua Empresa

Portanto, para ter Eficiência, Eficácia e Efetividade dentro da sua empresa, faça uma análise dentro da sua equipe. Veja quem se destaca com esses indicadores, para conseguir designar as tarefas certas para as pessoas certas. Se você busca um resultado melhor sem aumentar os custos, você precisará da equipe da eficiência. Caso precise de uma entrega que traga ainda mais satisfação ao cliente, você irá procurar a equipe da eficácia. E se precisar de bons produtos, além de reduzir os custos, você precisará de uma equipe efetiva.

Existem vários softwares que podem auxiliar no controle dos indicadores, são chamados de softwares de gestão de produção. Eles permitem uma visão mais extensa de todos os processos da empresa, baseado em dados que sejam confiáveis e que possam ser mensuráveis.

Fique ligado nas nossas dicas, a intenção é ajudar o seu negócio a crescer. Qualquer dúvida, pode contar com a gente!

Escrito por Letícia de Paula

@lehdepaaula

Deixe um comentário

Navegação

Opção Contabilidade © Todos os direitos reservados

Acesse a nossa Política de Privacidade