O que é um Gestor de Tráfego e como abrir uma empresa

O que é o gestor de tráfego.

A profissão de Gestor de Tráfego vem crescendo cada vez mais com o avanço da tecnologia no mercado digital. A princípio, se tornou mais conhecida e requisitada nos negócios físicos e digitais após alavancar as suas vendas através da internet. 

Você tem um e-commerce, site ou vende seus produtos ou serviços pelas redes sociais? Então, precisa conhecer mais a gestão de tráfego!

A Opção Contabilidade preparou este artigo para que você aprenda mais sobre o que é o gestor de tráfego e como abrir a sua empresa. Primeiramente, vamos entender o que é um gestor de tráfego.

O que é um Gestor de Tráfego?

O gestor de tráfego é responsável por planejar, analisar e autorizar demandas de estratégias e ações dentro da agência para gerar vendas e resultados a um cliente, por meio de ferramentas disponibilizadas pelo marketing digital.

O tráfego condiz com a sequência de visitantes em um site, blog ou páginas da empresa, no meio digital. Esses usuários podem ser atraídos organicamente, ou seja, por meio de conteúdos publicados pelo negócio, ou por estratégias de tráfego pago, em que as empresas fazem investimentos financeiros para aumentar a sua visibilidade no meio digital. O Google Ads e redes sociais (como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter) são exemplos de empresas onde circulam sua publicidade através do tráfego pago.

Além disso, o gestor de tráfego é responsável por criar e dirigir os anúncios e deve ter a capacidade de analisar e tomar decisões a partir dos dados obtidos. Dessa forma, ele ajuda a empresa a desenvolver um melhor desempenho.

O que faz um gestor de tráfego? 

Como já dito anteriormente, o gestor de tráfego é essencial para criar estratégias de campanhas pagas para os negócios, aumentando assim o acesso a um público qualificado no site. Contudo, a sua função não é apenas criar campanhas e vincular aos canais como Facebook Ads e Google Ads.

Ele precisa saber analisar os dados obtidos nas campanhas, pois uma decisão precisa ser tomada a partir de métricas, com base em estatísticas e metodologias de análise inteligentes, só assim é possível tomar decisões.

Por isso, é muito importante que o gestor de tráfego tenha conhecimento avançado sobre análise, e tenha uma visão completa de toda estratégia de marketing. 

A seguir, vamos destacar algumas das principais funcionalidades do gestor de tráfego:

  • planejar, criar e otimizar as campanhas em canais pagos;
  • identificar palavras-chave para anúncios no Google Ads;
  • definir segmentações de público para as campanhas;
  • acompanhar e analisar os resultados obtidos pelos anúncios, buscando melhorias para as estratégias aplicadas;
  • criar relatórios de performance apresentando os resultados.

Atualmente, existem vários canais que podem ser utilizados para aumentar o tráfego, por isso, é importante identificar quais são os melhores canais para divulgação, e que vão gerar mais visibilidade a empresa.

Dentre eles, estão:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Linkedin Ads;
  • influenciadores digitais;
  • pesquisas orgânicas no Google, entre outros.

Geralmente o gestor de tráfego opera sozinho, pois é possível administrar algumas campanhas sem precisar de terceiros. Com isso, o profissional entende que não é necessário abrir uma empresa. 

Trabalho como gestor de tráfego, preciso abrir uma empresa? 

Então, existe a possibilidade para que o profissional possa estar regular com o governo sem abrir uma empresa, pois o Gestor de Tráfego pode empreender como autônomo. 

No entanto, como Pessoa Física, você pode ter alguns contratempos na hora de conquistar clientes.

Além disso, para se manter regular com o governo, é necessário pagar os impostos sobre os serviços prestados e a carga tributária para o profissional autônomo, na maioria das vezes, é bem maior do que a carga tributária de uma empresa.

O imposto de renda da pessoa física pode chegar até a 27,5%, além dos 20% de INSS obrigatórios. Com isso, se uma empresa contrata seus serviços será necessário reter o INSS e o imposto renda, aumentando assim o custo e a responsabilidade da empresa contratante.

Por isso, ao iniciar neste ramo, o essencial é que o profissional abra a sua própria empresa. Isso é uma excelente oportunidade de crescimento e visibilidade para o seu negócio.

Como abrir uma empresa para Gestor de Tráfego?

Se você chegou até aqui, já compreendeu que vale a pena abrir a sua empresa. 

A abertura do seu CNPJ pode demorar de 15 a 20 dias úteis, pois o processo contém algumas exigências burocráticas. Entre elas está a definição da natureza jurídica, CNAE, o regime tributário e, somente depois, é registrado na Junta Comercial.

Primeiramente, é necessário que você contrate um profissional contábil capacitado para cuidar de todo o processo de abertura da sua empresa e, assim, te ajudar a tomar algumas decisões.

Sendo assim, vamos te apresentar os pontos cruciais para a abertura.

  1. Será necessário fornecer um endereço comercial, caso a sua empresa não tenha atendimento ao público e nem estoque, será possível abrir em seu endereço residencial ou, se você for nosso cliente, poderá utilizar o nosso endereço virtual. 
  2. É importante definir o porte da empresa, pois ele vai impactar no processo de abertura.
  3. A natureza jurídica precisa ser decidida para determinar como a empresa será tratada juridicamente, podendo ser: Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
  4. Escolher o regime tributário, e ele vai influenciar como os impostos serão calculados e cobrados, dentre eles: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
  5. As atividades que a empresa vai exercer precisa estar definida, sendo possível incluir mais de um CNAE. Nesse momento é preciso muita atenção, pois não temos um CNAE específico para gestão de tráfego, podendo utilizar os seguintes CNAEs:
  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade
  • 7319-0/03 – Marketing direto
  • 7319-0/02 – Promoção de vendas
  • 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
  1. Elaborar o contrato social contendo todas as informações sobre o negócio, regras e condições nas quais a empresa irá funcionar e onde estão estabelecidos os direitos e obrigações de cada proprietário que constitui a sociedade.
  2. Adquirir os dois tipos de certificado, sendo um do modelo e-CPF utilizado para assinar o processo de abertura do CNPJ online, e o e-CNPJ para transmitir dados e informações da empresa aos órgãos do governo.
  3. Será preciso apresentar alguns documentos básicos, como: RG e CPF; comprovante de endereço; e cópia do IPTU ou documento que tenha a inscrição imobiliária ou a nomeação.

São muitos pontos, contudo, pode ficar tranquilo! Em todos eles você pode contar com a nossa ajuda, temos um time de especialistas prontos para te atender e descomplicar tudo para você.

Após esse momento, o seu contador vai para a próxima etapa que é a legalização do empreendimento, o seu registro na Junta Comercial ou cartório da região correspondente. Logo, com o contrato social já registrado na Junta, a empresa recebe um NIRE (Número de Identificação no Registro de Empresas), sendo certificada a sua existência.

Calma, não acaba aqui!

Ainda precisamos solicitar a sua inscrição estadual ou municipal, conforme a atividade. Para registro e legalização da empresa diante o município, é necessário providenciar a Inscrição Municipal e Alvará de Localização e Funcionamento. 

Agora que você já entende sobre todo o processo de abertura, que tal abrir a sua empresa?

É importante ressaltar, que uma empresa precisa de um contador não somente na hora da abertura, mas durante toda a sua existência. Para isso, conte conosco! Somos uma contabilidade especializada no mercado digital e podemos te ajudar em todos os processos. Em casos de dúvidas, te orientamos sobre as melhores opções que se enquadram na realidade da sua empresa.Para saber mais sobre os nossos serviços, e receber uma proposta sem compromisso, entre em contato conosco.

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