O que é CNPJ e para que serve?

O que é esse tal de CNPJ que as pessoas saem por aí falando? Se você não sabe o que de fato é o CNPJ e ainda desconhece sua importância, então, vale a pena ler este artigo com muita atenção!   

Se você está pensando em começar um negócio ou formalizar o que já possui, é bem provável que já tenha se deparado com a sigla CNPJ por aí. Acertamos? 

Pois bem, antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba que ter um CNPJ é indispensável para iniciar qualquer empreendimento. 

E você sabe o porquê? Vem com a gente que vamos te mostrar para que ele serve e quais os benefícios de possuir um, neste artigo!

O que é CNPJ?

Essa sigla significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Ele funciona como uma forma da Receita Federal identificar empresas e organizações. Além disso, através dele, será possível acompanhar suas movimentações financeiras. 

Para ficar mais claro, o CNPJ é para as empresas assim como o CPF é para a pessoa física. É a partir do CNPJ que podemos dizer que um negócio está legalizado.

Contudo, ele não é obrigatório apenas para as empresas. Ele também é obrigatório para Associações, Sindicatos, Igrejas, Organizações não Governamentais (ONGs), Partidos políticos, Condomínios, Fundos de investimento, entre outros.

Ou seja, qualquer organização que recebe dinheiro precisa estar cadastrada como Pessoa Jurídica e possuir esse número de cadastro.

Quais informações constam no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica?

O CNPJ não é apenas um número de 14 dígitos, o cadastro é composto por várias informações importantes, que são:

  • Número de inscrição (que é o número do CNPJ);
  • Data de abertura;
  • Nome Empresarial (que é a razão social da empresa);
  • Nome Fantasia (o nome comumente conhecido da empresa);
  • Descrição das atividades econômicas da empresa;
  • Código e descrição da natureza jurídica; (por exemplo, Sociedade Empresária Limitada);
  • Endereço;
  • Contato;
  • Situação cadastral (Ativa, inativa, baixada, suspensa, nula ou inapta).

Pode acontecer que qualquer uma dessas informações mude ao longo dos anos, porém, o número do CNPJ continuará sendo o mesmo.

Como consultar um CNPJ?

A consulta pelo CNPJ é pública e sem nenhum custo, ela pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, basta acessar o link “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”. Diante disso, com o número da inscrição em mãos, você insere no sistema e poderá ver o cadastro básico da empresa, conforme explicamos acima.
https://lh4.googleusercontent.com/tB2AZNXqGA_85UI0jIsTsZ_0sg6TdJdG9irdoK2ey7xlEQb8P-A5HDkPYYlx7EeVka2G-asdM838D2k9y0YJG2IrS64coq8qqzjFFNYfze7CDV79NAZZtzkiYeNm3YDhylXRQIaS

Quais os benefícios de possuir um CNPJ?

Não é só por uma questão burocrática, ter um CNPJ é a única maneira de formalizar um negócio e comprovar perante clientes, fornecedores e do governo que sua empresa é real.

Além disso, outras vantagens são:

  • Emissão de Nota Fiscal

Partindo do princípio que toda relação comercial dentro da lei requer Nota Fiscal e comprovantes financeiros, só é possível emitir estes comprovantes fiscais se sua empresa tiver um CNPJ.

Vale destacar que as operações legais geram mais confiança nos clientes e tornam o seu negócio mais profissional.

  • Acesso a empréstimo ou financiamento em nome da empresa

As linhas de crédito para empresas costumam ter melhores condições, com taxas de juros mais competitivas e menos burocracia.

  • Evita problemas com fiscalizações

A empresa que se encontra regular com o CNPJ e cumprindo todos os requisitos legais, evita o risco de encontrar problemas com a fiscalização do governo.

  • Contratar fornecedores e funcionários CLT

Algumas empresas só contratam fornecedores que possuem CNPJ ativo e regularizado. Por isso, ter um cadastro regular é uma forma de fechar contratos ainda maiores para o seu negócio.

Conclusão:

Estas são algumas das várias vantagens de possuir um CNPJ. Por isso, se você está iniciando um negócio ou precisa se regularizar, não tenha dúvidas, tenha o seu quanto antes.

E fique tranquilo, pois você sempre pode contar com a gente!

Escrito por Efraim Abner de Souza

Deixe um comentário

Navegação

Opção Contabilidade © Todos os direitos reservados

Acesse a nossa Política de Privacidade