Quais são os mitos e as verdades que podem atrapalhar ou direcionar as suas ações no ramo empresarial? Leia o post com atenção e fique mais informado sobre esse assunto!
Muitos sonham em abrir seu próprio negócio, conquistar a liberdade financeira, ser dono do seu tempo, ganhar mais dinheiro trabalhando menos e não ter um superior dando ordens o tempo todo.
O que muitos não imaginam é que existem questões complexas e que precisam ser analisadas com muito cuidado. Por isso, apresentamos alguns mitos e verdades que você precisa saber, antes de ingressar nesse ambiente e lançar sua empresa no mercado.
“Ao abrir minha empresa, vou ter liberdade para fazer o que eu quiser…”
MITO! Muitas pessoas esperam que, ao virar “patrão”, tudo na sua vida será mais fácil e melhor. Esse pensamento se dá ao fato de não haver subordinação, por isso, logo vem a ideia que você terá mais flexibilidade de chegar e sair a hora que quiser ou até mesmo resolver qualquer problema pessoal durante o expediente.
Toda autonomia adquirida ao virar empresário terá um preço. Portanto, você precisa estar disposto a pagá-lo. Por isso, antes de abandonar seu emprego fixo ou iniciar um novo projeto, fique atento às atribuições que um empresário precisa:
- Disponibilidade para trabalhar mais que seus funcionários, depois do horário, fins de semanas e feriados;
- Obrigação de arcar com todos os custos e despesas do negócio, mesmo que a empresa não apresente bons resultados;
- Desenvolver estratégias para se destacar entre os concorrentes e agradar os consumidores;
- Controle emocional para lidar com conflitos internos e externos.
Portanto, o conceito de liberdade que muita gente tem, pode ser bem diferente da realidade no mundo empresarial. Ao se tornar um empresário, você terá muitas vantagens, no entanto, ao administrar um negócio você precisa ter em mente que nem sempre terá disponibilidade de fazer o que quiser ou na hora que desejar.
“Abrir uma empresa no Brasil demora muito…”
VERDADE! O processo de abertura de empresa no Brasil ainda é muito burocrático. Isso não é motivado com o objetivo de prejudicar o andamento das atividades da empresa, mas sim por se tratar de um procedimento que tem o objetivo de tornar as tarefas padronizadas.
A demora acontece porque a empresa precisa realizar uma série de atividades complexas, em diferentes órgãos do governo. Diante disso, o processo se torna ainda mais demorado, com exceção do MEI – Microempreendedor Individual (que é uma categoria diferente, onde o próprio empresário consegue realizar os procedimentos de forma rápida através do portal do empreendedor).
Estima-se que o tempo demorado gira em torno de 107 dias, até a abertura efetiva das portas da empresa, caso todos os trâmites estejam corretos. Portanto, contar com o apoio de um contador nesse processo, significa ganhar economia de tempo e até mesmo de dinheiro!
“Preciso de muito dinheiro para começar…”
MITO! O fato de não ter um negócio de sucesso nem sempre se dá apenas quando o empreendedor dispõe de muito capital para investir. O mercado atual apresenta uma série de atividades, onde o empreendedor pode iniciar seu negócio sem muitos recursos. Inclusive, há empresários que iniciam seu negócio com R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por exemplo.
Além disso, ainda existe a opção de investidores que podem apostar no seu projeto. Esse recurso é bastante utilizado quando existe uma ótima ideia no papel, mas há escassez de capital.
Uma outra opção é contar com empréstimos bancários ou financiamentos. Essa talvez não seja a melhor alternativa dentre as mencionadas, pois no início do negócio a empresa pode levar um tempo para se manter. No entanto, ainda sim é uma fonte para quem almeja empreender.
Por fim, podemos dizer que a falta de capital não deve ser uma desculpa para não colocar seus planos em ação!
“Preciso de um plano de negócios para começar…”
VERDADE! Sabemos que todo negócio envolve riscos. Por isso, é preciso desenvolver um plano de negócios. Dessa forma, o empreendedor consegue colocar no papel todo o percurso que será necessário traçar, de forma que suas ideias sejam alcançáveis e sólidas.
Além disso, o plano de negócio contribuirá para:
- Saber quais serão as formas de investimento que deverão ser utilizadas;
- Qual o melhor momento para expandir seu negócio;
- Estratégias para tomada de decisões.
“Já estou velho para começar a empreender…”
MITO! Atualmente, a competição em várias atividades tem sido elevada. Com isso, nota-se que surgem empreendedores precoces no mercado dos negócios diariamente. Os mais jovens estão cada vez mais dispostos a se aventurar, porém, correndo o risco de investir em projetos com grandes chances de não dá certo. Por outro lado, os mais experientes contam com todo conhecimento adquirido ao longo da vida, o que possivelmente facilitará a implementação do negócio.
Há vários exemplos de pessoas que começaram a investir em uma ideia depois dos 40, 50 ou 60 anos. E são casos que obtiveram grandes resultados. Podemos citar aqui John Stith Pemberton, criador de uma das bebidas mais famosas do mundo: a Coca-Cola. Quando teve a ideia do produto, John tinha 55 anos. Portanto, nunca é tarde para começar!
Esses são alguns mitos e verdades sobre o mundo dos negócios. Esperamos que, após conhecê-los, você possa analisar se vale a pena investir ou não em seu próprio negócio. Nosso post de mitos e verdades te ajudou a se sentir mais seguro para abrir o seu negócio? Deixe sua opinião nos comentários.
Lembre-se: nossa equipe está pronta para ajudá-lo a dar os primeiros passos!