Mercado Digital

O Mercado Digital é novidade para você? Há alguns anos, milhares de pessoas já percebem a imensa força que esse meio representa. Por isso, não podemos ficar “dando bobeira”, certo? Saiba mais sobre esse tema tão importante! 

Ao viver uma crise sanitária agravada, a população se viu forçada a ficar reclusa em casa. Dessa forma, muitos acabaram descobrindo um novo mundo, bem na palma da mão: o mundo digital! Ele vai muito além de atualizar o “status” nas redes sociais ou compartilhar um meme com o colega. 

Conectar-se ao mundo digital é entender que, basicamente, quase “tudo” está ao alcance de um “clique” na tela do seu telefone celular.  Portanto, a internet virou parte do nosso dia a dia, parte da nossa cultura e revirando o mundo. Segundo a ONU, mais da metade da população mundial está conectada e a maior parte desse acesso é feito por aparelhos móveis. 

Assim, como toda grande mudança, essa nova era da informação trouxe consigo diversas oportunidades. Não somente a de interagir digitalmente, mas também de trabalhar adaptando o físico para o virtual, de forma eficiente e lucrativa.

O que é o Mercado Digital? 

A princípio, uma definição bem simples de mercado digital seria tudo o que está ligado a realidade que estamos vivendo atualmente. Nos e-mails recebidos, nos vídeos assistidos em várias plataformas, nas compras que fazemos, todas essas tarefas do cotidiano são permitidas graças ao mercado digital. 

Por isso, podemos dizer que este meio já está quase que completamente disseminado por todo o mundo. Além disso, ele  proporciona facilidade, comodidade e agilidade nos processos que antes eram extremamente complexos e demorados. 

Como funciona na prática? 

Como citado anteriormente, o mercado digital vem mudando o comportamento dos consumidores. Por isso, surgiram diversos nichos (ainda estão aparecendo outros a cada dia), para proporcionar soluções mais completas para quem busca usufruir de seus serviços. 

O comércio digital, E-commerce, teve um intenso crescimento em meio a todo esse processo. Grandes grupos voltaram suas atenções para esse público e têm investido pesado para ganhar seu espaço. Dessa forma, diversas oportunidades surgiram, já que uma pessoa no sofá de sua casa pode ofertar o mesmo produto que uma grande loja e, ainda, por um preço mais acessível. Foram noticiados vários casos onde empresas sucumbiram à crise por falta de adaptação a essa nova realidade. 

Os principais nichos deste mercado são:
  • E-commerce (lojas online);
  • Economia compartilhada (como a Uber); 
  • Programação e desenvolvimento (aplicativos e softwares); 
  • Análise de dados (web analytics).
  • Marketing digital; 
  • Segurança da informação; 
  • Criação de conteúdo (texto, imagem e som – nisso se encaixam os influenciadores digitais e Youtubers); 
  • Produtores digitais (infoprodutos: e-books, vídeos, aplicativos, etc.); 
  • Afiliados (programa de vendas dos produtores digitais); 
  • Freelancers (redatores, marqueteiros, tradutores, ilustradores, fotógrafos, etc.). 

Preciso de um Contador para atuar no Mercado Digital?


Essa novidade na modernização de práticas já existentes atraiu uma infinidade de pessoas para a área. Alguns são motivados pelo desejo de empreender, enquanto outros visam apenas rentabilizar aquilo que já faziam, o que não está errado. 

Entretanto, muitos não se atentam aos detalhes essenciais para quem opta por prestar qualquer serviço ou comercializar um produto. E estamos falando das obrigações com o fisco brasileiro. Essas obrigações vão muito além de apenas pagar impostos, é necessário prestar contas do que está sendo feito, seja como PF (Pessoa Física) ou através de uma empresa (Pessoa Jurídica). 

O auxílio de um profissional capacitado para auxiliar em todo o processo, é de suma importância. Tendo conhecimento disso, o contador assume um papel-chave, sendo capaz de fornecer os meios necessários para cumprir com as exigências existentes. 

Nada impede o cidadão brasileiro de exercer suas atividades no meio digital como um autônomo. Porém, é preciso estar atento às exigências para realizar e, ainda, certificar-se das vantagens que existem em abrir uma empresa própria. Portanto, contrate uma assessoria contábil e evite qualquer dor de cabeça que possa surgir. São diversos os benefícios, como carga tributária menor, maior facilidade para emissão de nota fiscal, sem contar na confiabilidade que traz aos consumidores ao adquirirem algo. 

Então, podemos definir o mercado digital como um grande ecossistema de pessoas, entregando soluções a um clique de distância. E o melhor é que nesse espaço todos têm uma chance de se destacar. Apenas uma coisa separa os que vão ou não se dar bem: a determinação!

Deixe um comentário

Navegação

Opção Contabilidade © Todos os direitos reservados

Acesse a nossa Política de Privacidade