Ferramentas de Comunicação Interna

A Comunicação Interna pode ser considerada um dos aspectos mais importantes da organização e um dos mais difíceis a serem alinhados. Diante disso, para manter o bom funcionamento, existem algumas ferramentas de comunicação interna que irão ajudar a manter a produtividade e um clima ainda mais agradável.

Mas afinal, o que é Comunicação Interna? A Comunicação interna é o ato de compartilhar informações dentro do ambiente de trabalho. Para desenvolver as melhores estratégias e ter uma boa comunicação é fundamental que você conheça muito bem sua equipe.

Um dos grandes problemas enfrentados pela organização é esse: pessoas que trabalham juntas, mas não possuem uma boa interação. Também acontecem situações onde a comunicação não é satisfatória, assim, as informações não se alinham. Dessa forma, ocorre frustrações internas e externas com informações distorcidas.

Com o objetivo de evitar esses problemas, existem alguns métodos para que essa comunicação seja fluida e eficiente. Confira abaixo as ferramentas que a Opção Contabilidade aplica e recomenda. Elas são verdadeiros métodos para transformar a comunicação interna da sua empresa!

Métodos para melhorar a Comunicação Interna

REUNIÃO PRESENCIAL:  A internet tem facilitado muito a comunicação dentro das organizações, no entanto, conversar pela internet pode gerar ruídos. Por isso, reuniões presenciais ainda são fundamentais para esclarecer dúvidas e alinhar o planejamento da equipe.

Pode-se considerar que a reunião presencial ainda é a principal ferramenta para fazer anúncios oficiais, planejamentos estratégicos e monitoramento de resultados. Lembre-se de não estender muito esses encontros. Tenha em mãos a pauta e o tempo de duração bem definido.

MANUAL DO COLABORADOR: O manual do colaborador é uma ferramenta fundamental para que se tenha um padrão estabelecido de normas exigidas pela empresa. Ele funciona como um guia rápido para os novos colaboradores. Nele irá constar todos os benefícios oferecidos pela empresa, os direitos e os deveres do funcionário.

Uma sugestão para elaborar esse guia é não relacionar apenas as obrigações. Busque inserir também as informações que agregam valor ao funcionário. Dessa forma, irá reforçar a importância que a empresa dá a ele, mostrando que ele não é apenas um número ali.

CAIXA DE SUGESTÕES: A empresa que deseja crescer se importa em ouvir a opinião dos seus colaboradores. E a caixa de sugestões é uma ótima estratégia para isso, principalmente para os funcionários que têm excelentes ideias, mas têm medo ou vergonha de expressá-las a seus superiores.

Independentemente do porte da sua empresa, essa ferramenta vai gerar resultados eficazes.

VÍDEOCONFERÊNCIA: Caso o contato dos diretores não seja tão frequente devido a trabalhos externos, investir na modalidade de reuniões a distância pode ser a solução.

A tecnologia proporcionou a possibilidade de comunicação em praticamente todos os lugares, portanto, se surgiu a necessidade de dar andamento a um processo, ele pode utilizar essa modalidade. Essa é a realidade do mundo moderno e as empresas precisam adaptar esse recurso no seu dia a dia.

INTRANET: A intranet é uma rede com acesso restrito apenas a funcionários. Através dela, pode transmitir publicações de treinamentos, informativos, a divulgação de novos produtos/serviços e etc. Por ser um sistema integrado, todos os colaboradores têm acesso a uma mensagem padrão. Por isso, a comunicação da equipe se torna mais eficaz.

REDE SOCIAL CORPORATIVA: As redes sociais corporativas se assemelham às redes sociais convencionais. Ela busca o posicionamento estratégico da empresa, ou seja, gerar engajamento para interesse da organização. Além disso, isso incentiva a interação das equipes e celebra as conquistas juntos.

E-MAIL: O e-mail já está um pouco obsoleto como forma de comunicação. No entanto, ainda pode ser uma ótima ferramenta para formalização de determinados assuntos, agendamento de reuniões, avisos importantes, imprevistos e novidades da empresa.

Isso realmente vai ajudar a minha empresa?

A utilização dessas ferramentas de comunicação é essencial para construir um ambiente agradável, aumentar a produtividade e a satisfação dos funcionários. Dessa forma, as ações irão refletir, também, nos gestores e principalmente nos clientes.

Então, lembre-se: uma equipe alinhada e unida faz um atendimento com um nível de qualidade bem maior. Além disso, isso gera mais compreensão e demonstra uma imagem positiva da organização.

Agora que você conhece as melhores ferramentas de comunicação interna, que tal começar a aplicá-las hoje mesmo no seu negócio? Divida sua experiência conosco e conte-nos o que acha da utilização desses meios!

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