“Minha empresa é pequena, eu realmente preciso de um contador?” Dúvidas como esta são comuns, mas você sabia que essas dúvidas podem atrapalhar o sucesso do seu negócio?
Bom, se você quer garantir que o seu negócio tenha um bom desenvolvimento e realmente tenha sucesso, preste muita atenção neste artigo!
Muitos clientes procuram saber sobre a obrigatoriedade de um contador em sua empresa. Da mesma forma, querem entender a importância e a necessidade desse profissional. Talvez a pergunta mais apropriada seria: “o que tenho a ganhar com a presença de um contador ou de contratar um escritório contábil para minha empresa?”.
É obrigatório ter um contador?
Primeiramente, a lei em si não obriga nenhum empresário a ter um contador tomando conta da empresa. Contudo, a Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art.1.179 aponta o seguinte: “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.
O sistema tributário é complexo e, para cumprir as exigências da lei, é necessário conhecimentos específicos. Isso mantém a parte contábil da sua empresa em dia, sem ocorrer qualquer prejuízo futuro. Portanto, na hora de planejar ou mesmo de realizar um novo negócio, acima de tudo, veja o contador como um investimento!
O que ele faz?
Atualmente, o contador tem um papel de consultor na empresa e a legislação é realmente extensa. Assim, o conhecimento desse profissional gera uma economia tributária muito grande para a empresa. Dessa forma, auxiliando não só na economia, mas na própria segurança. É preciso lembrar que a falta da entrega de uma declaração, ou entregar uma declaração incompleta, pode gerar passivos tributários para sua empresa.
Muitas ações do empreendedor e procedimentos que são colocados nas empresas, devem estar de acordo com a Constituição, com a CLT, com o acordo coletivo de classe e até mesmo com o próprio contrato de trabalho. Então, um profissional preparado com todo esse conhecimento de direção trabalhista, ajudará na aplicação das ações necessárias para que não haja problemas para o negócio.
Por isso, já podemos ver claramente o quão valiosa é a parceria entre cliente e contador, tendo em vista a necessidade de conhecimento específico para agir na Lei e não deixar passar nada despercebido. A visão do contador vai auxiliar nas escolhas da melhor forma possível. Além disso, o contador é considerado um conselheiro empresarial, que ajuda também na tomada de decisões, na análise das mudanças do mercado, nas finanças, na previsibilidade de lucros e está sempre por dentro das convenções vigentes.
Portanto, o contador é fundamental!
Por tudo o que foi citado, é possível definir o contador como um profissional capaz de administrar uma empresa com perfeição, desde as primeiras etapas. Ou seja, ele é necessário para a sobrevivência dela, nesse mercado tão concorrido.
Segundo Annibal de Freitas “O contador é a bússola de uma empresa. Com base nos elementos que ele fornece, o empresário sabe se vai ter sucesso ou insucesso. A Contabilidade dá uma dimensão do que passou e a projeção do futuro”.
Em virtude dos aspectos abordados, esperamos que você não tenha mais dúvidas sobre a importância do contador para a sua empresa. Entenda que as mudanças no mercado são constantes e, por isso, requer esse profissional sempre atualizado. Já que estamos falando de modernidade, vale a pena conferir o post sobre Contabilidade Digital!
Por fim, é fundamental entender que a necessidade do contador vai além de emitir guia. Ele também é necessário para atender as exigências em lei, fazendo com que sua empresa cresça e alcance o sucesso almejado.