Conheça o que significa ESG e saiba o motivo de ser tão importante para os seus investimentos!
Primeiramente, se você é investidor e ainda não sabe o que significa essa sigla, fique atento, pois ela veio para revolucionar o mercado financeiro. Entendemos que o objetivo de todo investidor ao aplicar seu dinheiro em uma empresa é obter lucro. Portanto, leia o artigo com atenção e conheça todas as vantagens de se aplicar este modelo em sua empresa.
Graças a evolução de um novo conceito, isso tem ampliado cada vez mais a visão do investidor, onde ele passa a analisar e valorizar os negócios responsáveis pelo meio ambiente, pela sociedade e pela sua própria gestão. Dessa forma, entramos no conceito ESG.
O que significa ESG?
A ESG é uma sigla em inglês que se refere a environmental, social and governace (ambiental, social e governança), usada para avaliar se a empresa é lucrativa e financeiramente saudável. Além disso, analisa se ela é social e ambientalmente consciente. Existem 3 pilares para avaliar um negócio:
- Ambiental: A busca por reduzir os impactos ambientais e sua conservação, se preocupar com o aquecimento global, com a poluição, erosão, destruição de “habitat”, desmatamento, gerenciamento de resíduos e escassez de água.
- Social: Empenhar-se em manter um bom relacionamento com os que fazem parte do seu convívio. Trabalhar no gerenciamento de relações com seus colaboradores, prezar pelo respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, satisfação dos clientes e o bem-estar da comunidade.
- Governança: Está ligado à gestão de uma empresa, relacionamento entre os sócios, estrutura do comitê, conselho da administração, salário dos executivos, fundamento de um canal de denúncias, envolvimento com entidades de governos e políticos.
Diversas empresas já adotaram o ESG
Embora tenha ganhado destaque agora, o conceito ESG é antigo no mercado financeiro. De acordo com o desenvolvimento, desde os anos de 1950, alguns investidores já descartavam empresas que ignoravam os valores morais e éticos. Dessa forma, em 1999 foi criado o primeiro índice global que tem o objetivo de mapear o desempenho das empresas líderes em práticas sustentáveis, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
Então, foi a partir daí que várias bolsas fizeram seus próprios índices, inspiradas no padrão ESG. No Brasil temos o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3).
Além disso, outro grande marco aconteceu em 2005, através dos resultados de uma iniciativa liderada pela ONU – Organização das Nações Unidas. Vinte instituições financeiras se uniram para desenvolver diretrizes de questões ambientais, sociais e de governança na gestão de seus ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema. Por isso, foi criado o relatório denominado “Who Cares Wins” que significa em português “Ganha quem se importa”. A conclusão desse relatório foi que, incorporações nesse formato, geram mercados mais sustentáveis e resultados positivos para a sociedade.
O ESG coopera para os seus investimentos!
Os acontecimentos recentes no mundo financeiro, foram primordiais para que esse assunto viesse a ganhar ainda mais atenção. No início do ano passado, o presidente da BlackRock – maior gestora de fundos do mundo – se pronunciou e disse que não vai mais investir em setores intensivos de carbono e que vai realocar seus recursos para segmentos que buscam promover a sustentabilidade. Outra iniciativa foi do Fundo Soberano da Noruega, se comprometendo a retirar cerca de US$ 13 bilhões em ativos relacionados a combustíveis fósseis.
Assim, grandes empresas de tecnologia se posicionaram. A Apple e a Microsoft pretendem reduzir a emissão de carbono no seu processo de produção até 2030. A Amazon prevê que até 2040 não irá mais emitir CO² e que irá substituir toda energia das operações por soluções renováveis.
Em uma pesquisa realizada pela Global Sustainable Investmet Alliance, publicada pela Valor Investe, os investimentos sustentáveis, já correspondem a mais de 31 trilhões de dólares e 36% dos ativos totais no mundo todo, esse número só vai aumentando gradativamente. A expectativa do mercado é que os consumidores irão optar por empresas ESG e as que não adotarem essas práticas serão excluídas.
Benefícios
Buscar investimentos com práticas sustentáveis gera múltiplos benefícios. Empresas que adotam o padrão ESG, conseguem aumentar suas receitas, reduzem os problemas legais, aumentam sua produtividade, minimizam custos, além de otimizarem seus investimentos. Isso faz com que o investidor que optar por essas empresas, venha ter um retorno financeiro ainda maior, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Agora que você já entendeu como funciona o modelo ESG, que tal começar a direcionar seus investimentos para empresas que atendem esses critérios?
Por fim, se surgir alguma dúvida na área financeira da sua empresa, a contabilidade Opção oferece diversos serviços que podem ser cruciais. Ah! Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos investidores!