Benchmarking, um nome pouco comum, mas que pode ajudar bastante no crescimento da sua empresa. Como tradução, temos: ponto de referência, uma ferramenta capaz de mostrar como seu negócio está em relação aos outros, se seus produtos e processos estão se desempenhando da forma que deveriam.
A princípio, a comparação que é feita através do Benchmarking é como um processo de melhoria para as empresas que aderem a essa ferramenta. Essa ferramenta é uma forma de aprendizado, para que você consiga analisar as práticas que estão sendo mais usadas no mercado e, assim, adaptar à sua empresa aquela que te trouxer mais benefícios.
Contudo, existem alguns tipos de Benchmarking. Diante disso, cada um pode te ajudar de uma forma diferente. Surgiu dúvidas sobre esse tema? Fique tranquilo, vamos explicar quais são os mais usados e você poderá analisar se consegue aplicar em seu negócio!
Os tipos de Benchmarking
Benchmarking competitivo: O foco dessa análise seria a comparação dos processos dos concorrentes, mas com a intenção de superá-los. Você pode analisar, por exemplo, o faturamento das empresas que divulgam tais informações, para saber se as táticas usadas, estão alcançando bons resultados.
Benchmarking genérico: Essa análise se diferencia porque o foco não seria a disputa de mercado e sim uma comparação mais ampla. Ou seja, para visualizar as funcionalidades das outras empresas, com a intenção de melhorar os próprios processos.
Benchmarking funcional: Nessa categoria, o Benchmarking é usado para qualquer tipo de negócio, mesmo não sendo o mesmo ramo que o seu. Dessa forma, é possível estudar uma função específica como, por exemplo, o atendimento aos clientes e a distribuição dos produtos.
Benchmarking interno: É usado para melhorar as práticas internas da empresa, em diferentes setores. O que favorece a padronização dos processos e uma compreensão do que acontece internamente na sua empresa.
Princípios
Diante de tudo isso, existem alguns princípios para fazer o Benchmarking acontecer, que seriam: reciprocidade, comparação e adaptação. Mas não se preocupe, também vamos te mostrar um pouco sobre eles.
Reciprocidade: Todas as informações precisam ser compartilhadas e precisam mostrar a realidade. O objetivo é que as empresas consigam visualizar os dados das outras. Por isso, é importante que a transparência seja mantida, para beneficiar a todos, e mostrar opções de melhorias.
Comparação: Ocorre a comparação dos dados das outras empresas. Isso permitirá saber o que os levou a alcançar tais resultados, assim, você poderá implementar o que falta e, se for o caso, fazer as mudanças necessárias no seu negócio.
Adaptação: Os insights adquiridos por meio do Benchmarking serão como objeto de estudo para que você possa analisar e adaptar o que for necessário dentro da sua organização.
Agora que você já está ciente dos benefícios do Benchmarking, vou te dar algumas dicas do que fazer para adotar essa prática. Porém, antes de revelar nossas dicas, a Opção Contabilidade reforça que você pode encontrar outras diversas dicas sobre negócios e empreendedorismo em nosso blog. Portanto, não deixe de acompanhar nossas postagens!
Confira algumas dicas:
Você precisará selecionar os seus principais concorrentes, aquelas que se destacam no seu ramo. Logo depois, o próximo passo seria decidir o que você pretende comparar e quais informações você está precisando. Em seguida, é o momento de coletar os dados. Portanto, faça sempre pesquisas dos concorrentes, podendo ser em redes sociais ou pesquisas de campo.
Entenda quais são os pontos positivos e negativos, compare os dados que você coletou com os dados da sua própria empresa, para conseguir detectar todos os aspectos. Por fim, depois da análise, faça as mudanças que achar serem necessárias.
É importante entender os tipos de benchmarking, os seus pilares e quais são as importâncias de cada um. Isso se você possui interesse em aplicar na sua empresa. É preciso que você escolha o que mais se encaixa na sua realidade.
É sempre bom estar por dentro do que está acontecendo no mundo dos negócios, quais táticas realmente funcionam e quais são os processos mais usados. Então, não fique de fora dessa prática, estude os dados e faça as comparações necessárias para o seu negócio crescer.Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Escrito por Letícia de Paula