O capital de giro ainda gera dúvidas em você? É muito importante que o empreendedor entenda sobre o capital de giro da sua empresa, pois, é a gestão desse capital que vai fazer a diferença no dia a dia do seu negócio.
Muitos têm apenas uma noção básica do que é o capital de giro. Em resumo, entendem que é o “dinheiro em caixa para pagar as contas do dia a dia da empresa”, mas vai além disso.
Portanto, a Opção Contabilidade preparou este conteúdo para tirar suas dúvidas e mostrar a importância deste assunto.
Então, o que é Capital de Giro?
A princípio, o capital de giro resulta da diferença entre o dinheiro disponível e o valor necessário para pagar as dívidas existentes, que podem ser gastos extras, despesas fixas ou custos necessários para a prestação de serviços ou para a comercialização de algum produto.
O capital que sobra desse cálculo é o que representa a possibilidade de giro.
Mas, qual a sua importância para a saúde financeira do meu negócio?
Suprir a empresa em suas atividades operacionais (custos e despesas), aplicações financeiras, cumprimento dos prazos de pagamento dos fornecedores, entre outros, são exemplos da importância do capital de giro para o seu negócio.
Com o capital de giro baixo, a organização passa a assumir riscos. Quando isso ocorre, a empresa tem maiores chances de ficar sem dinheiro para pagar alguma operação ou processo.
Fique atento, pois, a falta de planejamento é uma das principais causas de falências de pequenas e médias empresas.
Por isso, controlar seu caixa é fundamental para:
- Perceber qual é o melhor momento de comprar ou investir e quais os prazos de pagamento que podem ser assumidos. Isso evita um possível desencaixe entre contas a pagar e a receber;
- Quitar os valores de curto prazo e ainda manter o saldo de caixa positivo;
- Manter as contas de ativo e de passivo equilibradas;
- Atender às demandas referente às atividades operacionais.
Dito isto, o propósito de se manter o controle de caixa é trazer segurança financeira, já que o capital adequado evita inadimplência, irregularidades de pagamento e até falência. Além disso, ele também facilita o aproveitamento de oportunidades, como adquirir produtos com preços menores ou investir na hora certa, aumentando a competitividade organizacional.