A importância de saber negociar

Na sua opinião, negociar é um dom ou uma habilidade que você pode adquirir? Nós da Opção sabemos o quanto essa habilidade é necessária para diversos empreendedores, por isso, preparamos este post para todos que acompanham o nosso blog.

A princípio, a negociação é uma habilidade que podemos desenvolver e que utilizamos a todo momento. Ela é útil no meio profissional e em vários aspectos da vida, como em negociações familiares, compra e venda, prazos e etc.

Então, quais são as vantagens e os pontos importantes de saber negociar para o campo pessoal e profissional? O que muitos não sabem é que negociar traz diversos benefícios e desenvolve novas habilidades. Uma dessas habilidades é a autoconfiança, pois é trabalhado a sua capacidade de se posicionar, aprender a analisar custos-benefícios, prós e contras de diferentes ações e entre outras coisas. 

Pollan & Levine (1995) afirmaram que a negociação é, depois de ler e escrever, a habilidade mais importante entre as necessárias para se tornar bem-sucedido pessoalmente e financeiramente.

Contudo, negociar exige algumas exigências. É válido ressaltar que um dos quesitos mais importantes nesse meio é a comunicação. Na maior parte do tempo, os principais problemas que ocorrem em relacionamentos ou instituições é a falta de uma comunicação eficaz. 

Quando estiver em uma negociação, não presuma que entendeu, certifique se a outra parte compreendeu bem a sua proposta. Se possível, utilize uma técnica muito usada: repita o fato e faça perguntas como: “é isso mesmo que você quis me dizer?” “Compreendeu desta forma o que te passei?”, para que não fique dúvidas no meio da negociação. 

Negociar é necessário

Outro ponto importante é o relacionamento entre as partes. Se há um conflito, um clima de “briga” ou estão desenvolvendo uma solução para resolver um problema, o que importa é que a negociação só terá êxito se ambas as partes acreditarem que buscam solucionar uma preocupação em comum da melhor maneira possível.

Por isso, o interesse é fundamental. Cada pessoa tem seus próprios interesses, por isso, o negociador precisa identificar quais são, para criar estratégias que levem ao acordo. Diante disso, é de grande valia fazer um levantamento do que pode oferecer e o que a outra parte deseja.

A negociação sempre foi e continua sendo muito importante. Grandes e pequenos empreendimentos negociam para alcançar o que tanto almejam. Portanto, essa habilidade é fundamental já que hoje é muito difícil conseguir êxito apenas impondo uma decisão. Na maioria dos casos é preciso negociar.

Contudo, as pessoas utilizam tipos diferentes de negociações, isso é um fato. Mesmo quando recorrem aos tribunais, frequentemente, negociam um acordo antes do julgamento. Em resumo, é importante procurar uma opção que possa contribuir para os interesses das duas partes. Além disso, deixar claro para a outra parte que está sendo tratada de maneira justa e na forma da Lei. Logo, serão evitados conflitos e a negociação correrá da melhor forma possível. 

Diante de tudo isso, ainda, deve-se refletir sobre a possibilidade de não haver um acordo. Nesse caso, é preciso ter ciência de quais seriam as outras opções. Como prosseguir agora? Pode haver um acordo melhor com outra pessoa? Há possibilidade de entrar com um processo judicial? Enfim, tenho outras opções? É necessário analisar todos os pontos. É preciso fazer um compromisso com quem está negociando, embora qual seja o resultado da negociação, o acordo deverá ser firmado e cumprido por ambas as partes e de modo realista.

Diante do exposto, o medo de ouvir um “não” ou de não conseguir o que deseja, deve ser deixado de lado e encarar qualquer negociação de forma positiva, sempre com possibilidades benéficas para ambas as partes.

Afinal de contas, o não você já tem. Portanto, busque pelo sim!

Confira outras dicas ou assuntos como este acessando o nosso blog

Deixe um comentário

Navegação

Opção Contabilidade © Todos os direitos reservados

Acesse a nossa Política de Privacidade