A princípio, alguns erros devem ser evitados se você quer garantir o sucesso da sua empresa. Quer descobrir quais são? Então, continue a leitura e saiba como proceder diante desses desafios!
Muitos sonham em abrir seu próprio negócio. De acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 38% dos brasileiros já empreendem. Isso demonstra o quanto estão dispostos a lutar por esse sonho.
No entanto, é preciso se atentar às armadilhas que existem no mundo empresarial. Ter um capital para investir, ou ainda, ter habilidades no ramo, não é suficiente para sustentar o negócio.
Por isso, listamos 7 dos principais erros que podem estar te impedindo de crescer.
7 erros que impedem sua empresa de crescer:
1. Acreditar que empreender vai trazer dinheiro rápido e fácil
Eu conto ou vocês contam?
Diferente do que muitos “candidatos” a empreendedores pensam, empreender não significa “ganhar dinheiro rápido”. Além disso, mesmo utilizando as ferramentas corretas e tendo um amplo conhecimento técnico, a verdade é que a maioria das empresas começam a ter resultados consideráveis após meses, ou até mesmo após anos de funcionamento.
Portanto, é importante fazer um bom planejamento para saber em quanto tempo virá o retorno e ter dinheiro em caixa para que o negócio funcione no início. Se a ideia é dinheiro rápido, então, o mais inteligente nesse caso seria buscar por consultoria sobre aplicações financeiras e escolher a mais vantajosa.
2. Ausência de um plano de negócios
A todo momento vemos empresas sendo inauguradas com promessas de trazer algo novo e que vai revolucionar o mercado. Contudo, acontece que muitas delas acabam fechando, com menos de três anos de atividade.
Por mais lucrativo que seja, a falta de planejamento pode ser um tiro no escuro. Por isso, o plano de negócios deve apresentar as ideias e tudo o que envolve o novo projeto em curto, médio e longo prazo.
Além disso, os 4 principais pontos que você precisa considerar são:
- 1. Análise de mercado (concorrentes e fornecedores);
- 2. Planejamento financeiro (investimento, previsão de receitas e despesas);
- 3. Plano de marketing (promoção, divulgação, embalagem…);
- 4. Plano Operacional (estoque, vendas, distribuição…).
3. Unir contas da empresa com contas pessoais
Sem dúvidas, essa é uma das principais regras de finanças empresariais: separação de conta pessoa física da conta jurídica. Afinal, quando essa mistura não é observada e nem corrigida, pode surgir sérios problemas para o empreendedor.
Se você ainda não faz essa divisão, saiba que pode estar correndo o risco de perder o controle financeiro, passando a não observar os gastos e ganhos da empresa, além de se expor a problemas futuros com a Receita. O correto nesse contexto, é que se faça o uso de contas bancárias separadas. Além disso, poderá ser definida uma retirada mensal atribuída ao sócio que deve cobrir suas despesas pessoais.
4. Má gestão no fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um instrumento de extrema importância em um negócio escalável e economicamente saudável. Essa atividade deve ser periódica e através dela você fará o registro de todas as entradas e saídas do seu dinheiro.
Segundo Peres, da GlobalTrevo “Buscar pagamentos com prazos maiores é uma manutenção de estrutura enxuta e necessária, é fundamental para que a empresa não fique exposta à dívidas para não interromper suas atividades. Já vimos projetos incríveis de startups serem abortados por falta de caixa após meses do início da operação”.
Há uma metáfora citada por Mandic, do Wi-Fi Magic de gerenciamento sem dar importância ao caixa, que faz a comparação com um automóvel: é como dirigir sem conferir o tanque de combustível. “Se você é um bom piloto, tem que saber se o carro está abastecido para chegar até o local que você deseja”.
5. Não divulgar o negócio
Já dizia o ditado popular “quem não é visto, não é lembrado”. Se você acha que tem um excelente negócio e um produto fantástico, maravilha! Porém, somente isso não será suficiente para o fortalecimento da sua marca. Investir em marketing significa ir ao encontro do cliente.
Mas cuidado, investir de forma incorreta é ainda pior do que não investir. Injetar dinheiro em excesso em qualquer mídia, sem analisar o público, além de ser uma péssima estratégia, pode comprometer seu caixa. Invista em ferramentas que mensuram esses resultados, assim, você conseguirá direcionar seu capital para o público certo e avaliar quais canais estão trazendo maior volume de vendas.
6. Falta de capacitação
Você não precisa dominar todos os assuntos para iniciar um negócio, mas vai precisar estar disposto a desenvolver algumas habilidades para se manter no mercado. Entender o básico de finanças, marketing e vendas é requisito obrigatório para quem deseja crescer.
É certo que, ninguém se torna um mestre rapidamente, e o objetivo nem é esse, pois a construção será constante. O importante é que você domine principalmente o campo onde você atua. Assim, você saberá exatamente o que fazer, como fazer, qual sua posição no mercado e, claro, o que seus concorrentes fazem.
7. Não inovar
Há uma previsão que, empresas que não investirem em inovação, estarão fora do mercado nos próximos anos. Empreender e inovar são conceitos que andam juntos no mundo empresarial. Para empreender é necessário criar, colocar em prática as ideias e inovar.
Nenhuma empresa que “para no tempo” poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo. Tenha em mente que o conceito de inovar vai muito além que criar algo novo. É desenvolver soluções ou produtos que atendam a necessidade do cliente. Muitas empresas erram aí! Tentam inovar ganhando destaque nas mídias, mas esquecem de agregar valor ao consumidor.
Conclusão
Empreender é estar disposto a correr riscos, mas é importante que esses riscos sejam calculados. Conquistar seu espaço e impactar positivamente na vida das pessoas não tem preço. Por maior que sejam os desafios, essa dualidade de emoções e sensações é que faz com que o empreendedorismo se torne algo realmente extraordinário.
Por fim, agora você já sabe os principais erros que te impediam de crescer. Então, a partir desse momento, você está preparado para evitá-los e fazer sua empresa prosperar.
E se você deseja expandir ainda mais sua empresa de forma sólida, nossa equipe está pronta para te ajudar nesse processo.
Escrito por Adriele de Souza